Muito... por nada
2002
Escrita por volta de 1598 por Willian Shakespeare, “Muito Barulho por Nada” é uma comédia romântica impulsionada pelo tema da calúnia e da impostura, o que a levaria aos limites do trágico se não fossem a incrível concisão e simplicidade das cenas, o diálogo popular e fluente e o desfile dos tipos mais cômicos da galeria de personagens do autor.
A adaptação da Cia Ser ou Não Cena apresentou uma pesquisa baseada nos estudos de Harold Bloom que aponta esta obra como inacabada e um esboço de outras peças que viriam do Bardo. Trouxemos para cena o próprio personagem de Shakespeare que pontua todo o espetáculo criando um elo entre a ação e a narrativa, dando referências de um autor que simultaneamente à representação imagina, escreve e modifica sua obra.
Além de apostar numa linguagem que trafegava numa linha muito tênue entre comicidade e tragédia, onde os atores através de um jogo intenso e visceral vivenciavam cada peripécia da prosa Shakespeariana, apresentamos uma Direção de arte audaciosa, o figurino quase em sua totalidade foi confeccionado com costuras a mão utilizando além de tecidos, elementos de sucata (pneu, tampinhas de refrigerante, barbante, arames e outros). O cenário, uma engenhoca inspirada nos desenhos de Leonardo da Vinci, não traduzia aparentemente nada, porém, através do movimento dos atores, se transformava em múltiplos espaços e levava o espectador a visualizar castelos, campos, janelas e praças.
O sucesso de público conquistado com este espetáculo foi inesperado para o grupo e confirmou o caminho artesanal e de pesquisa que devíamos seguir. A temporada na cidade de Niterói, onde estreamos, foi tão surpreendente que tivemos que retornar para uma segunda jornada a pedido dos próprios espectadores e de pessoas que não conseguiram adquirir ingressos na primeira temporada.
Sinopse
O amor em duas histórias paralelas: Beatriz e Benedito com assaltos recíprocos de sarcasmos exemplificando a guerra dos sexos, e de Cláudio e Hero , amor jovial, inseguro e frágil, que se vê destruído pela vilania de um impostor fazendo com que Cláudio, ofenda e manche a honra de sua noiva no dia do casamento. Um espetáculo que trafega entre a tênue linha da comédia romântica e da tragédia.
Equipe
Direção geral, Adaptação, Direção musical e Caracterização: Claudio Sásil
Preparação corporal e Assistência de direção: Carla Martins
Cenário, Adereços e Figurinos: Rodrigo Cohen e Claudio Sásil
Assistência de figurinos: Bianca Sevollella
Produção musical e mixagem: Mário Marcio e 1% Inspiration
Designer gráfico e Fotos: Fernanda Salgado
Produção e Realização: Cia Ser ou Não Cena de Teatro
Elenco
Suellen Costa – como W. Shakespeare
Alexandre Brito
André Siqueira
Carla Martins
Cris Dias
Evando Hermínio
Francisco Rodrigues
Gabriela Albino
Luciana Sol
Rodrigo Cohen