A Casa—cia Ser Ou Nao Cena De Teatro—curso Teatro Arte Livre (30)

A casa

2006
Montagem pedagógica – Oficina Teatro Arte Livre – PUC Rio

Este espetáculo, embora resultante de uma oficina voltada a alunos de comunicação social da PUC, revelou novas diretrizes para a companhia. Foi um momento marcante onde nos confrontamos com o pós dramático, a fragmentação como linha de encenação, o minimalismo e investimos em uma linguagem teatral totalmente voltada para o ator e o jogo cênico.

A casa não é um texto fechado e sim uma experiência viva e pulsante onde cenas de autores conhecidos e fragmentos textuais dos próprios atores se entrelaçam e se fundem em um ambiente múltiplo que caracteriza esta casa.

Um porão, telhado, sala de estar… o quintal. Dezenas de histórias são contadas nestes 4 espaços, não há tempo, não há progressão. Relacionamentos humanos, crises e dramas cotidianos. Um local repleto de contradições, que pode trazer segurança e conforto, mas também solidão e vazio.

Sinopse

Quantos segredos uma casa pode guardar no decorrer dos anos, dos séculos e das dezenas de pessoas que por ali passam? Desta premissa é desenhada “A Casa”. No passado uma criança acidentalmente incendeia o lar onde vivia com sua mãe.  Nos anos seguintes, a casa é reconstruída, vendida, novamente reformada… às vezes habitada… às vezes vazia. Por ali dezenas de moradores constroem  suas historias e revelam suas maiores alegrias e tristezas.

Equipe

Concepção e Direção: Claudio Sásil
Intertextualização: Oduvaldo Vianna Filho, Luis Fernando Veríssimo, Jean Genet, entre outras citações dramatúrgicas e literárias
Textos finais: O grupo
Trilha sonora: Claudio Sásil
Produção e Realização: Cia Ser ou Não Cena e Oficina Teatro Arte Livre

Elenco

Ana Cláudia Penha
Clarissa Menezes
Isabel Ramalho
Marina Thompson
Raphael Andriolo
Tiago Cordeiro

Apoio Cultural

apoio-casa

Compartilhe!